quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SAÚDE, BEM-ESTAR, INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA SÃO SINÓNIMOS DE QUALIDADE DE VIDA, E QUEM NÃO QUER ENVELHECER ASSIM



Hábitos alimentares saudáveis, são o melhor “remédio”...
Prefira o melhor: Escolha o peixe e as carnes brancas e magras em detrimento das vermelhas, consuma diariamente vegetais, fruta, feijões e cereais integrais (pão, massas, arroz, farinhas). O leite, iogurtes e queijos pouco gordos são muito importantes para repor o cálcio, pelo que devem ser consumidos diariamente.
Ultrapasse os desconfortos: É frequente surgirem casos de intolerância à lactose (açúcar do leite) com a idade. Opte por iogurtes naturais ou magros ou alternativas de soja, desde que enriquecidas com cálcio e vitamina D.
Dificuldades de mastigação: Opte por alimentos macios como os ovos e lacticínios. Coza muito bem carne, peixe e os vegetais, até ficarem bem tenros e a fruta pode consumir cozida ou assada. Se necessário triture os alimentos.
Boa hidratação: Beba água, chás ou infusões de ervas mesmo que não tenha sede. Se estiver sujeito a temperaturas elevadas os cuidados devem ser redobrados. As sopas são também uma boa forma de hidratação, e se forem ricas em legumes e reforçadas com leguminosas, são uma excelente refeição para o jantar.
Saboreie ao máximo: Para superar as alterações de percepção do sabor dos alimentos, não lhes junte mais sal, opte antes pelas ervas aromáticas e especiarias, com diferentes combinações.
E finalmente, mas não menos importante...Mantenha-se activo! A hidroginástica e longas caminhadas são as melhores opções, experimente! 

Postado originalmente no site: www.pingodoce.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário